Histórico

A Casa Pe. Melotto nasceu em 1990, no bairro de Brasília Teimosa, em Recife-PE. Inicialmente como um núcleo experimental para acolhida de jovens pobres oriundos do interior do estado, a Casa favorecia aos mesmos o necessário para ingresso e permanência nas universidades.

 

Com o passar do tempo, diante dos desafios no cenário da educação, se viu necessário repensar a atuação do Projeto de modo a atender e responder mais eficazmente às demandas existentes. Através de uma pesquisa envolvendo educadores e membros da Secretaria de Cultura do Estado e da Universidade Federal de Pernambuco, foram lançados novos alicerces para atuação da Casa na perspectiva de oferecer educação complementar aos jovens do Ensino Médio das escolas públicas.

 

Em 1999 a Casa Pe. Melotto foi transferida para o bairro do Bonsucesso, na cidade de Olinda-PE, onde permanece até os dias atuais. A partir de então, foi reformulada sua proposta educativa e a Casa passou a oferecer acompanhamento complementar semi-integral aos jovens pobres da cidade de Olinda, com aulas de reforço escolar no turno da manhã.

 

O objetivo deste trabalho era contribuir com uma educação de qualidade que permitisse aos educandos desenvolver autonomia nos estudos, bem como adquirir atitudes de lideranças e compromisso com a transformação social em que estão inseridos. Com o desenvolvimento da proposta de trabalho da Casa, outras atividades foram acrescidas às oferecidas, a saber: cursos profissionalizantes, cursos de línguas e preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

 

Mais uma vez a evolução das políticas públicas para Ensino Médio e o acesso à Universidade, nos coloca frente à necessidade de reflexão e reformulação da proposta educativa da Casa Pe. Melotto. Diante deste novo desafio, nos propomos a abrir as portas para descobrir, interagir e fazer parte da comunidade. Hoje, além da educação integral, buscamos complementar a proposta através da valorização da cultura popular, fortalecendo e resgatando as diversas manifestações culturais das comunidades de Olinda, realizando ainda os cursos profissionalizantes, informática, preparatório para o ENEM, grupos de estudo do Ensino Fundamental e uma Educação ambiental.